domingo, 24 de julho de 2011

CONCEITO CLÁSSICO DE BELEZA DO ABDOME FEMININO

O que é bonito? O que é belo?
Na cirurgia plástica, é importante estabelecer o que é bonito. Através dos princípios de beleza é que se pode planejar o ato cirúrgico de acordo com as alterações estéticas e funcionais com o objetivo de criar ou reconstruir a beleza natural.




As saliências e depressões junto à luz, com seus brilhos, pontos de reflexão e sombras dão a beleza artística do abdome. São as saliências: rebordos costais, músculos reto abdominais, cristas ilíacas, púbis e porção suprapúbica. As depressões: linha mediana supraumbilical, umbigo, os “gominhos dos músculos reto abdominais”, fossas ilíacas e arcadas semilunares. Apesar das fotos abaixo serem de abdome masculino, conseguem ilustrar bem os pontos de referência citados.


A pele é apenas uma cobertura do relevo formado pelo panículo adiposo e músculos.



O contorno feminino se reconhece e identifica como uma concavidade sob a caixa torácica que muda para concavidade na região dos quadris e coxas. O abdome feminino deve ser côncavo no epigástrio com uma transição lisa para o abdome inferior convexo .

O abdome inferior em visão frontal dá uma sensação de lira, devido à convexidade formada pela elevação suprapúbica, paraumbilicais e supraumbilicais dos músculos reto abdominais; contornadas pelas fossas ilíacas e arcadas semilunares.


As alterações constitucionais do esqueleto, da bacia e do tórax, bem como as inserções musculares são os determinantes na forma da cintura e relevos musculares do abdome. Uma maior lordose lombar, por exemplo, tende a projetar o abdome para a frente, e os glúteos para trás. A lipoaspiração de dorso é uma grande aliada para ressaltar o contorno glúteo.

A gestação altera a posição dos músculos e aponeurose da parede abdominal, além de alargar o diâmetro dos arcos costais e bacia. Além disso, pode acentuar a lordose. Isso também de reflete na função, pois algumas pacientes experimentam a seguinte sintomatologia pós gestação: dor lombar baixa, constipação intestinal, dor nas panturrilhas e formigamento nas plantas dos pés.

O estiramento da aponeurose e seu enfraquecimento, geralmente por aumento da pressão intra abdominal formam a chamada diástase dos músculos reto abdominais predispõe à formação de hérnias da parede abdominal nessa localização. Essa diástase aumenta a globosidade anterior e projeta a porção inferior da lira citada anteriormente. Pode ainda causar projeções na região acima do umbigo e aplainamento dele, além do surgimento de hérnias umbilicais.
O estiramento e diástase dos músculos oblíquos apagam as linhas semilunares e aumenta o abdome lateral. Tudo isso contribuiu para uma perda da cintura.

 A lipoaspiração através da lipoescultura atua na melhora desse contorno e ressaltando os pontos de luz, sombra e reflexão; porém não consegue solucionar os problemas musculares e excesso de pele. É quando a abdominoplastia se faz presente.


Baseados em conceitos como esses, é que a verdadeira cirurgia plástica se faz presente. E sempre lembrando que beleza e função andam juntos!


7 comentários:

  1. Muito bom e interessante,complementa o post anterior.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Valeu a partilha em que mostra em postagem a anatomia e a estética do Universo feminino!

    ResponderExcluir
  3. Qual o hospital que são realizados os procedimentos cirurgicos? Ane

    ResponderExcluir
  4. Muito Obrigada!!! A escolha do hospital é feita em conjunto com o paciente!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Eu gostaria de saber se tem como fazer abdominoplastia porem na parte superior do abdomen,com a cicatriz embaixo do seio,pois nao tenho pele.sobrando na parte inferior,a parte superior me incomoda devido a uma lipo mal feita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em teoria sim, mas é necessário a avaliação presencial, pois cada caso é um caso. Um abraço,

      Excluir